segunda-feira, 7 de maio de 2012

COMEÇAM AS CAMPANHAS SALARIAIS 2012


Federação e sindicatos iniciam Campanhas Salariais 2012
Primeiras negociações deste ano são das Panificadoras, Torrefação de Café e Açucar
Patrões já demonstraram que farão jogo duro mais uma vez



Rui Amaro Gil Marques
Da Assessoria de Comunicação do STIAA



A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação do Paraná (FTIA PR) já deu inicio aos preparativos junto aos sindicatos filiados para organizar as mobilizações das primeiras Campanhas Salariais de 2012.

Para isso foram realizadas reuniões com representantes dos sindicatos do setor de Alimentação de todas as regiões do estado que compõem a FTIA PR para mapear a situação dos trabalhadores e trabalhadoras das categorias com Data-Base em abril/maio, torrefação e moagem de café e panificação.

De acordo com o presidente da FTIA, Ernane Garcia, como em anos anteriores as entidades sindicais estão fazendo um levantamento sobre a situação de cada categoria profissional em suas bases para, com o auxílio do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-econômicos) conseguirmos chegar aos índices que possibilitem a manutenção do poder de compra dos salários dos trabalhadores do setor de Alimentação com data-base no começo do ano.

Açúcar

Já foi realizada em Maringá, na sede da Siapar (sindicato patronal do setor açucareiro) a primeira rodada das negociações salariais do setor. Os patrões receberam dos sindicalistas as principais reivindicações dos trabalhadores. Dede 2008 que os patrões não assinam a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) com as entidades representantes dos trabalhadores.  Uma nova reunião foi agendada ainda para o mês de maio.

 Torrefação

Também já aconteceu a primeira rodada de negociação salarial do setor de moagem e torrefação de café. O local da reunião foi a FIEP (Federação patronal das Indústrias) e participaram representantes dos sindicatos de trabalhadores de Cianorte, Umuarama, Apucarana, Arapongas, Paranaguá, Castro, Ponta Grossa, Dois Vizinhos, Jaguapitã, Curitiba e da FTIA PR, que coordenou a bancada dos trabalhadores. Como em todas as negociações os patrões reclamaram dos números apresentados pelos sindicalistas e decidiram  marcar uma nova reunião que será realizada também na sede da FIEP em Curitiba.

Panificação

O setor de panificação também já começou a discutir os índices de reajuste salarial para os trabalhadores e trabalhadoras da categoria. A primeira reunião entre trabalhadores e empresários foi realizada nesta semana na FIEP em Curitiba. Participaram representantes dos sindicatos de trabalhadores de Apucarana, Arapongas, Castro, Ponta Grossa, Umuarama, Cianorte, Dois Vizinhos, STIP Curitiba, Paranaguá e da FTIA.

Em todas essas negociações o que ficou evidente é que, sem a mobilização dos trabalhadores fazendo pressão dentro das fábricas, os patrões não irão aceitar as reivindicações que lhes foram apresentadas pelos sindicatos. Por tanto, cabe a todos nós iniciarmos a discussão nos locais de trabalho para que, junto com os nossos sindicatos, tenhamos êxito em mais essa luta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário